Sobre os autores


Pedro J. Fernandez

Formação Acadêmica

  • Mestre em Economia e Matemática. PhD em Estatística Matemática.

Experiência Profissional

  • Professor Assistente. Departamento de Estatística. Universidade da Califórnia, Berkeley.
  • Professor Associado. Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Rio de Janeiro.
  • CEO. Marketing Decision Systems. (1987-1989)
  • CEO. Novaction Marketing Consultants. (1989-1997)
  • CEO. Ipsos Brasil. (1997-2002)
  • Professor Associado. Escola de Negócios da Fundação Getúlio Vargas. (2002-2008)
  • Atualmente é Professor Visitante do Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo.

Interesses Profissionais

  • Métodos Quantitativos em Marketing e Pesquisa de Mercado.
  • Modelos de Resposta ao Marketing e Previsão de Performance de Novos Produtos.
  • Métodos em Estatística, Econometria, Machine Learning e Business Analytics aplicados ao Marketing.

O autor tem muitos anos de experiência criando e desenvolvendo empresas de sucesso no mercado de Marketing Research. É autor de diversos artigos e livros em suas áreas de interesse.


Paulo C. Marques F.

Bacharel em Física e Doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo. Empreendedor na área de tecnologia e consultor, atualmente é Professor e Pesquisador do Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo.


Tiago Mendonça dos Santos

Bacharel, Mestre e Doutorando em Estatística pela Universidade de São Paulo, atualmente é Professor do Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo.


Hedibert F. Lopes

Bacharel e Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. PhD em Estatística pela Duke University. Foi Professor da Chicago Booth School of Business. Atualmente é Professor Titular de Estatística e Econometria do Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo.